Escolha uma Página
Cursos Livres

Esclareça as suas principais dúvidas acerca dos cursos livres

Os cursos livres são ótimas oportunidades para aprender um novo conteúdo ou se aprofundar em um assunto em pouco tempo. Essa também é uma opção para quem deseja reciclar alguns conhecimentos importantes para a sua área de atividade ou deixar o currículo mais atrativo para o mercado de trabalho.

Atualmente, adotar medidas para se destacar no segmento de atuação é fundamental. A capacitação profissional é um dos maiores diferenciais que uma pessoa pode ter para alcançar esse objetivo. Por isso, vale a pena considerar o investimento em cursos para enriquecer o conhecimento.

Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que as pessoas têm a respeito dos cursos livres e mostrar como eles podem influenciar positivamente uma carreira. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são os cursos livres?

Você consegue imaginar por que os cursos livres têm recebido uma demanda cada vez maior dos alunos? Essa modalidade tem uma menor duração e consegue focar um tema específico, que pode contribuir para a vida pessoal, acadêmica ou profissional de um indivíduo.

É por esse motivo que diversos profissionais conseguem se beneficiar desse tipo de curso, pois eles agregam valor à sua carreira e contribuem para a melhoria da sua qualificação profissional. Além disso, representam uma maneira que muitos alunos encontram para identificar uma área na qual eles têm interesse em se especializar. Por meio dessa ferramenta, é possível entrar em contato com um tema que chama a sua atenção e, futuramente, se motivar para iniciar uma pós-graduação.

Como funcionam os cursos livres?

Eles funcionam basicamente com a ministração de aulas sobre um assunto específico. O conteúdo é passado em um tempo relativamente curto, quando comparado aos outros tipos de curso, com duração máxima de apenas alguns meses — podendo durar somente algumas horas, dias ou semanas. Tudo vai depender do tema tratado e da profundidade da abordagem.

Essas aulas podem estar disponíveis de forma online ou presencial. No entanto, os cursos de educação a distância (EAD) têm uma maior procura, devido à facilidade de acesso, à praticidade de serem realizados pela internet e à desnecessidade de se locomover até um local físico.

Após a finalização do curso, os alunos que cumpriram os requisitos do programa recebem um certificado de participação. Para quem faz uma graduação, isso pode servir como algumas das horas complementares solicitadas pela universidade.

Além do mais, os cursos livres não solicitam um determinado grau de escolaridade dos alunos. Isso permite que pessoas que não terminaram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio possam participar das atividades. No entanto, é necessário observar previamente os requisitos que as instituições responsáveis pelas aulas solicitam.

Quem pode ministrar?

Qualquer pessoa que seja especialista em um assunto específico pode ministrar um curso livre. Desse modo, não é necessário ter um diploma em licenciatura ou mestrado para dar aulas nessa modalidade. Além disso, não é exigido um CNPJ para criar o próprio curso.

No sistema de educação a distância, por exemplo, basta que uma pessoa grave as suas aulas, encontre uma plataforma confiável para realizar a hospedagem e engaje os alunos para que participem.

Para quem é mais indicado?

Como visto, qualquer indivíduo pode ser beneficiado com um curso livre, independentemente de seu grau de escolaridade. Sendo assim, esse tipo de aula é indicado para todos aqueles que se interessam em se aprofundar em um assunto.

Geralmente, as pessoas que mais procuram essa modalidade são os profissionais que desejam se qualificar em um curto período e que não precisam receber um diploma para atestar esse conhecimento — lembrando que esse tipo de curso só oferece um certificado de participação.

Pessoas que estão em busca de uma nova carreira também procuram com frequência os cursos livres, principalmente por terem valores mais acessíveis, o que não compromete tanto o planejamento financeiro nessa fase de mudanças.

Outro público de grande incidência nos cursos livres são os universitários. Além de contribuírem para as atividades complementares que precisam realizar, eles ajudam os alunos a encontrarem uma área nova para seguir, dão mais experiência e enriquecem o currículo — aspectos fundamentais para quem está em busca do primeiro emprego.

Qual a diferença em comparação ao curso técnico?

Apesar de serem confundidos, os cursos livres têm diversas diferenças dos técnicos. Os segundos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e, por esse motivo, precisam atender a certa quantidade de horas, ser realizados em instituições com autorização do MEC e estar de acordo com um eixo do conhecimento.

Além disso, para ingressar em um curso técnico, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental. Essa modalidade também entrega um diploma, oferecendo ao aluno uma qualificação técnica para exercer as suas atividades no mercado.

Já os cursos livres têm menos formalidades, pois não são regulamentados pelo MEC, atendem a qualquer grau de escolaridade e não oferecem um diploma aos alunos que concluírem as atividades, apenas um certificado de participação.

O que diz a legislação?

O fato de não serem regulamentados pelo MEC não faz com que os cursos livres sejam ilegais. Legislações, como a Lei n. 9.393/96, o Decreto n. 5.154 de 2004 e a Deliberação CEE 14/97, dizem que esse tipo de curso não precisa de autorização prévia do Conselho de Educação e tem validade em todo o país.

Esse não é um fator que reduz a qualidade dos cursos livres, pois eles podem ser programados por profissionais especialistas em um assunto e que ministram o conteúdo com informações importantes para os alunos se destacarem na área desejada. A legislação apenas afirma que esse tipo de curso não está sob a responsabilidade do Ministério da Educação.

Como visto, os cursos livres estão em alta entre os profissionais que desejam enriquecer o currículo e ter mais oportunidades na carreira por meio de qualificação. Por essa razão, as expectativas são de que esse formato de aulas cresça ainda mais, oferecendo conteúdos de qualidade para os alunos e em pouco tempo.

Se a dinâmica dos cursos livres chamou a sua atenção, saiba que a 2be Live pode ser uma grande aliada na disponibilização das aulas. Com uma plataforma de EAD pensada especialmente para profissionais da educação, a empresa é uma grande solução para o ensino remoto.

Para saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar na disponibilização de cursos livres, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados