Escolha uma Página

Empreendedorismo digital: o que é e quais as vantagens de empreender online?

Você deseja atuar no empreendedorismo digital? Saiba, então, que, com ele, poderá trabalhar de onde quiser, nas horas em que mais se encontrar produtivo e, dependendo da área, poderá ganhar dinheiro dormindo.

Isso porque, no mundo da internet, não há necessidade de sua presença física, mas, sim, de uma boa plataforma, de estratégias de marketing eficientes, de conteúdos e de bons produtos ou serviços. No entanto, é imprescindível buscar conhecimento para descobrir as possibilidades e fazer um planejamento adequado. Aqui, você entenderá mais sobre o assunto. Vamos lá? Boa leitura!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital significa desenvolver um negócio online, em que se possa vender produtos ou serviços, sem que seja necessário ter uma loja ou um escritório físico. Contudo, nada impede que eles existam também — por exemplo, cursos online, e-commerces, blogs, serviços de tecnologia, canais no YouTube, Instagram ou Facebook.

Nesse modelo, o investimento não é alto, inclusive, você pode começar até sem investir nada, utilizando a sua rede de relacionamentos. Todavia, se quiser obter lucros mais rápidos, terá que dispor de uma pequena quantia para começar.

Antes, no entanto, faça um planejamento para que as suas expectativas sejam realistas. Além disso, estude o mercado em que pretende atuar e busque referências para ajudar a criar o seu negócio digital.

Quais são os motivos para empreender digitalmente?

Inúmeras pessoas têm demonstrado interesse no empreendedorismo digital. Isso porque motivos não faltam para que elas queiram investir em um modelo de negócio que traga mais liberdade e novas formas de ganhar dinheiro e de trabalho. Confira alguns deles logo a seguir.

Expandir no ambiente virtual

Uma vez que grande parte da população tem acesso à internet, a um smartphone, a um tablet, a um computador ou a um notebook, fica mais viável a divulgação de produtos e serviços nos meios digitais.

Segundo uma pesquisa da TIC Domicílios 2019, três a cada quatro brasileiros acessam a internet. Isso representa uma média de 134 milhões de pessoas que, no ano de 2019, geraram um faturamento para o e-commerce nacional de R$ 61,9 bilhões.

Obter negociações dinâmicas

Na internet, as negociações são mais rápidas, já que não há necessidade de ter encontros presenciais e nem mesmo um horário de funcionamento. Assim, elas são dinâmicas e instantâneas. Essa flexibilidade traz benefícios para os clientes e empresários.

Atingir muitas pessoas

Com a internet e as redes sociais, é mais fácil impactar diferentes pessoas, bem como ter maior visibilidade, seja regional, seja nacional, do seu negócio. Isso, é claro, desde que você use as boas práticas do marketing e de divulgação para que os seus possíveis clientes possam conhecer a sua empresa, os serviços ou os produtos.

Como planejar um negócio online?

Independentemente de o negócio ser online ou offline, é fundamental que haja um planejamento. Sendo assim, levante os custos e abra a sua empresa para obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Feito isso, siga as demais orientações abaixo:

  • faça benchmarking, que é um estudo da concorrência para avaliar as suas estratégias, os pontos fortes para que você replique e os fracos, de modo que seja possível se diferenciar dela;
  • escolha um nicho de mercado com o qual se identifique de forma que você resolva a dor do seu cliente, oferecendo a ele soluções específicas. Pense: você compraria o seu produto? Ainda, dentro do nicho, há os subnichos que também representam uma alternativa para se trabalhar;
  • conte com um bom planejamento determinando os seus objetivos, as metas e as ações para fortalecer a sua marca. Desse modo, você saberá como gerará receita para pagar as despesas e ter o lucro;
  • realize um bom marketing digital para atingir o público certo, com o canal e a mensagem adequados. Isso trará resultados consideráveis ao negócio;
  • fique data-driven, ou seja, aproveite as informações que as redes sociais oferecem de modo a avaliar a sua audiência constantemente. Com elas, é possível saber se você está na direção correta ou se precisa realizar algum ajuste. Aliás, acompanhe as tendências do mercado, que valem ouro.

Enfim, o empreendedorismo digital é um mundo de oportunidades, porém, é imprescindível que você invista em tecnologia para que o negócio dê certo. Portanto, tenha planejamento, estude sempre e faça análises corriqueiramente. Outro detalhe relevante é não desanimar nos primeiros resultados, assim, confira o que fez de errado e tente de novo. Boa sorte!

Agora, se você deseja saber mais sobre empreendedorismo digital, curta a nossa página no Facebook e descubra as tendências.

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados