Escolha uma Página
cursos online

Entenda como ministrar cursos online de forma bem-sucedida

Com os avanços tecnológicos, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas na internet. Elas usam a plataforma digital para pesquisar desde simples dúvidas na grafia de palavras até formas de assistir aulas a distância. Esse é um processo que se torna cada vez mais recorrente, seja devido à crise econômica, seja por conta da comodidade e segurança de poder estudar em casa. Por isso, os profissionais de educação precisam entender como ministrar cursos online de forma bem-sucedida para, assim, ficarem alinhados com as tendências do mercado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como ministrar cursos online da melhor forma possível. Boa leitura!

Defina como será o cronograma da aula

Definir o cronograma de aula é essencial para alinhar alguns pontos sobre o curso que você vai ofertar e, assim, poder ter mais organização no seu trabalho. Portanto, ao produzir esse material, é interessante que descreva algumas informações, como:

  • saber o tempo de duração do curso e de cada aula;
  • descobrir o tipo de público-alvo que pretende atingir;
  • deixar claro o nível de ensino ao qual o curso é destinado;
  • escolher o tipo de formato do curso: texto, vídeo, e-mails, entre outros;
  • descrever se a aprendizagem é para profissionais experientes ou para amadores.

Entenda quem é o público-alvo

No tópico anterior, vimos que em um cronograma de aula é preciso descrever alguns pontos importantes e, entre eles, está o público-alvo. Por isso, o mais indicado é você realizar algumas pesquisas para conseguir atrair os estudantes que mais se identificam com a sua instituição.

Algumas maneiras de descobrir o seu público-alvo é por meio das mídias sociais e site. Para isso, alguns questionamentos precisam ser respondidos pelos estudantes, como faixa etária, sexo, preferências de temas para estudar, o nível de estudo, etc.

A partir disso, consegue-se traçar o perfil semifictício do seu consumidor ideal, conhecido como persona. Isso significa que você pode descobrir a melhor forma de ajudar a sanar os ‘problemas’ desse indivíduo e torná-lo um aluno da instituição de ensino.

Escolha os materiais que serão utilizados no curso

Se você deseja encantar os alunos e fazer eles sentirem prazer em assistir às aulas, é fundamental saber escolher os materiais que serão utilizados no curso. Por isso, além das aulas em vídeo, também é indicado disponibilizar conteúdos de apoio, como filmes, artigos, documentários relacionados à aula, entre outros. Essas são algumas formas de deixar o aprendizado mais dinâmico, além de elevar o nível de conhecimento dos estudantes.

Contudo, não esqueça que, para todo esse processo funcionar como planejado, é preciso contar com a ajuda de professores qualificados, que tenham domínio sobre os temas abordados. Assim, o professor conseguirá criar materiais ricos para um melhor aprendizado.

Invista em tecnologia de comunicação de qualidade

Além dos pontos que falamos, para ministrar cursos online de forma efetiva, é necessário investir em tecnologia de comunicação de qualidade. Isso porque de nada adianta você ter um bom cronograma, ótimos professores, se os áudios e as imagens dos vídeos das aulas não têm qualidade. Isso pode acabar com a reputação da empresa e, ainda, fazer com que a instituição tenha um aumento da evasão de alunos.

Por isso, se seu objetivo é ministrar cursos online com eficiência e profissionalismo, o mais indicado é contar com uma boa plataforma EAD. Ao fazer isso, fica mais fácil ter uma melhor comunicação no ensino. Afinal, será possível contar com aulas ao vivo, múltiplos usuários usando o sistema ao mesmo tempo, entre outras formas de engajar os alunos e deixar o aprendizado mais interativo.

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário. Queremos saber o que você pensa sobre esse assunto!

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados