Escolha uma Página
Reinicialização da Educação

Seria a reinicialização da Educação?

O que unanimemente afirmamos é quanto o avanço ao ensino online. A pandemia nos permitiu quebras de paradigmas sem precedentes. Se o ensino online é a solução para tudo? Certamente não. Mas sem dúvida, uma conquista que demonstrou efetividade. Um novo mind set necessário.

Metodologias ativas

Outro ponto de convergência: Ensino online não é um professor falar e apresentar slides por 50 minutos, e alunos fazerem lição de casa. Isso é martírio! Que ocorre seja na educação online ou presencial.

Temos uma oportunidade de combinarmos os elementos do ensino online: aula virtual + professores + tecnologias + alunos, na busca de tornar os alunos mais independentes.

O ensino online como excelente possibilidade para o desenvolvimento das metodologias ativas. Projeto de estudo e pesquisa individual ou em grupo e compartilhamento em sala de aula virtual.

Treinadores esportivos

Em excelente analogia, professora Esther Wojcicki reforça o papel dos professores. A retórica: será o fim da era dos professores? (Claro que não!) Treinador está sempre ao lado do atleta, observando como um todo, e, trabalhando de forma individualizada. Buscando o seu potencial. Guiando. Não costumam questionar se os treinadores são dispensáveis. Não é pelo professor na educação 3.0 não mais ocupar o papel de autoridade e detentor do conhecimento que seja esse o seu fim.

Bons seguidores e não inovadores

Os alunos estão acostumados a seguir instruções. O voraz mercado de trabalho demanda inovação. Na sala de aula, por vezes, insistimos que sigam instruções. Somente se alcança inovação ao fazer, e não observando. Acertando e errando, mas definitivamente, ao fazer. Estabelecer parâmetros ao aluno e conceder  liberdade e independência. Aluno protagonizando e sendo responsável por seu processo de ensino aprendizagem.

Ainda o professor no papel de facilitador e não autoridade, trabalhar a criação de vínculo aluno-professor. Eis uma premissa antiga, que prevalece, pois é inerente do indivíduo. No ensino online ou presencial.

Singularity University

Esses foram alguns pontos debatidos por Gary Bolles, Esther Wojcicki e Fernando Reimers em recente webinar realizado pela Singularity University.

Pontos esses que retratam a realidade americana. Será somente? Certamente é um debate que temos por aqui.

Seria então a reinicialização da Educação? Inegável ser uma oportunidade. Não temos mais como retroceder, somente avançar.

Confira o webinar completo

Thais Funcia
Customer Success - 2be Live

 

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados