Escolha uma Página
retenção de alunos

Retenção de alunos: o que é e como aumentar a retenção nos meus cursos?

 

Retenção de alunos é um grupo de medidas estratégicas e ações aplicadas por uma instituição de ensino, com o objetivo de motivar os seus alunos matriculados a permanecerem cursando até o momento de conclusão dos estudos.

Para que a retenção de alunos aconteça, é necessário oferecer a eles ações que os favoreçam, como assuntos referentes às finanças, inovações tecnológicas no ensinamento.

Quer compreender algumas táticas para reter os alunos na sua instituição de ensino? Continue a leitura deste artigo!

Fazer um plano de ação para alunos com dificuldade financeira

Em algumas situações, a evasão escolar não é ausência de vontade de permanecer na escola ou prosseguir os estudos, mas a dificuldade em manter os custos mensais no tempo determinado pela instituição.

Por isso, criar uma gestão financeira na escola dará aos alunos a oportunidade de continuarem os seus estudos e concluí-los. Dar acesso aos responsáveis para um momento de escuta sobre a realidade financeira, compreendê-la e beneficiar o aluno de alguma forma oportuniza a conclusão dos estudos do educando.

Criar um plano de ação para alunos com dificuldade de aprendizagem

As dificuldades de aprendizado de alguns estudantes são muito recorrentes na maioria das escolas e podem prejudicar o andamento desses alunos. Uma forma de reverter esse quadro é criar um plano de ação com alguns pontos, como:

  • fazer o aluno sentir-se valioso e importante em seu processo de ensino-aprendizagem;
  • oferecer aulas com acesso às novas tecnologias;
  • aplicar aulas interessantes e próximas da realidade do aluno;
  • trabalhar a interpessoalidade entre os educandos da sala;
  •  usar tecnologias como práticas pedagógicas;
  • preocupação com o desenvolvimento socioemocional do aluno;
  • aplicar estratégias para intensificar o relacionamento família/escola.

Dinamizar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos traz metodologias eficazes para reter grande parte da clientela estudantil de sua instituição, ajudando-os a serem indivíduos participativos no contexto social.

Propor inovações para melhoria do ensino

As pessoas do mundo inteiro vivem conectadas de alguma forma, diariamente. Essa é uma tendência mundial, incluindo as instituições de ensino, que devem estar, a cada dia, mais avançadas em suas tecnologias.

Crianças, jovens e adultos já não se sentem motivados a participarem de aulas tradicionais e cansativas. Em plena era tecnológica, o anseio é por aulas com tendências inovadoras.

Uma forma diferenciada de educar de maneira dinâmica é promover a gamificação dos conteúdos. Atualmente, é uma das formas mais aceitas nos sistemas de educação. Também há as técnicas de Design Thinking, conhecida como aprendizagem investigativa; a realidade virtual, que simula alguns ambientes, etc. Todas essas metodologias são eficazes para incentivar a atenção dos alunos durante as aulas e reter a presença deles na escola.

Portanto, para que a retenção de alunos aconteça de forma efetiva, é muito válido ter uma plataforma que ofereça amplos serviços. A 2be Live, por exemplo, tem um pacote completo de recursos que podem ajudar no modelo de aprendizado online. As aulas podem ser individuais ou em grupo, permitindo que o aluno aprenda em seu próprio ritmo, além de tantos outros benefícios inovadores e dinâmicos.

Observou as vantagens de investir em uma plataforma EAD que possibilita a retenção de alunos? Então, faça contato conosco! Estamos aptos a ajudar a reter os seus alunos!

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados