Escolha uma Página
Sala de aula virtual

Entenda como funciona a sala de aula virtual!

Por muito tempo, a ideia de sala de aula foi associada a um espaço físico fechado onde o professor dita o conteúdo para alunos presentes. No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias no âmbito da educação, surgiu um novo modelo: a sala de aula virtual.

Essa modalidade faz parte da concepção de ensino a distância, o qual se baseia em tecnologias da comunicação e da informação para transmitir produtos pedagógicos. A sala virtual tem ganhado adeptos em todo mundo, pois apresenta vantagens econômicas e diferenciais incompatíveis no sistema de ensino presencial.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça o conceito de sala de aula virtual, quais ferramentas ela apresenta e seus benefícios. Confira!

O que é sala de aula virtual e como ela funciona?

A sala de aula virtual é um ambiente digital que funciona como intermediário do desenvolvimento da aprendizagem. Por meio de dispositivos conectados à internet, o estudante tem acesso ao material de estudo, pode assistir a aulas gravadas, interagir com os professores e realizar avaliações.

Ao contrário da sala de aula convencional, na sala de aula virtual o professor desempenha um papel de curador do conhecimento, no lugar de ser centralizador. No ambiente cybernético, o estudante é protagonista, tendo autonomia para desfrutar das videoconferências, participar dos fóruns e exercícios interativos, entre outras possibilidades.

A sala de aula de virtual se tornou tão eficiente que, inclusive, instituições de ensino que atuam no modelo presencial oferecem salas de aulas virtuais em parte de seu cronograma.

Quais as ferramentas presentes na sala de aula virtual?

A internet e o armazenamento de dados em nuvem abriram as portas para que a sala de aula virtual adotasse diversas ferramentas. Algumas delas possibilitam o cumprimento de prazos, outras verificam a aprendizagem e há ainda aquelas que permitem a livre discussão. Vamos conhecer mais detalhadamente algumas das principais ferramentas a seguir.

Fórum de discussão

Uma das ferramentas mais relevantes dentro de qualquer sala de aula virtual é o fórum de discussões. Ele permite que existe um espaço virtual em que os usuários podem interagir em busca de material complementar, tirar dúvidas ou sugerir novas propostas pedagógicas.

O fórum de discussão permite que todos comuniquem e troquem experiências. Dessa forma, tanto professores podem enviar informações para seus colegas, quanto há a relação entre alunos e professores e alunos com alunos.

Muito além de tentar simular um ambiente de sala de aula física, onde as pessoas estão sempre em contato, o fórum de discussões pretende fomentar o debate e reunir material diverso. Sendo bastante aproveitado, é possível que o fórum aumente muito mais a comunicação do que em sala de aula presencial.

Avaliações virtuais

Pode parecer surpresa para algumas pessoas, mas os diplomas expedidos por instituições de ensino que praticam a educação a distância têm a mesma validade do que nas modalidades presenciais. Esses diplomas não valem apenas como certificado de conclusão de um curso, mas também têm valor para o mercado de trabalho, pois são uma verificação de formação em alguma profissão.

Tamanha é essa importância que o ensino a distância exige alguns critérios, por exemplo, a realização pelos estudantes de avaliações virtuais. Essas fazem parte do cronograma e podem ser previamente agendadas pelo estudante.

Em alguns módulos e tipos de avaliações, é possível inclusive que o estudante adiante a realização das provas em período anterior ao previsto no cronograma.

Cronograma

O cronograma é uma ferramenta importante para dar autonomia ao estudante. Isso porque ele ajuda a cumprir os prazos para que haja tempo hábil de estudar os conteúdos no semestre letivo.

Para ajudar nesse processo, a sala de aula virtual conta com o cronograma com datas de entregas das atividades, início e término de módulos, entre outras informações norteadoras. Em muitos casos, o cronograma determina qual é o conteúdo a ser estudado durante determinada semana e o exercício ou atividade avaliativa a ser realizada.

Videoaula

A videoaula é uma das mais importantes ferramentas para o estudante obter o conhecimento. Especialmente para aqueles que têm o perfil de aprendizagem voltado para audição e elementos visuais.

É uma aula gravada, e o aluno pode assistir quantas vezes quiser. Ela fica armazenada no ambiente virtual e está associada a cada módulo de ensino. O professor está livre para acrescentar ao vídeo materiais interativos, como gráficos, depoimentos e entrevistas.

Uma das vantagens da videoaula em relação à aula tradicional é que o estudante pode pausar, voltar ou adiantar o conteúdo da maneira que achar mais conveniente.

Sala do tutor/professor

Essa ferramenta permite o encontro virtual entre o aluno e o docente ou tutor. É uma possibilidade de o estudante tirar suas dúvidas, solicitar mais material complementar às videoaulas e encontrar uma orientação de maneira mais privativa e personalizada.

Quais são as vantagens da sala de aula virtual?

A cada ano surgem cursos online e estudantes interessados nessa proposta. Os motivos para isso são os mais diversos, a disponibilidade financeira e de tempo, por exemplo. Saiba mais a seguir sobre as vantagens da sala de aula virtual.

Acessível quando e onde quiser

Muitos estudantes precisam abandonar os estudos por não conseguirem conciliar trabalho e faculdade. Isso porque o horário das aulas presenciais, muitas vezes, é um empecilho para que o estudante consiga frequentar.

Também há os casos de estudantes que moram em cidade onde não há instrução de ensino. E, para estudarem, devem então se mudar de cidade.

No caso da sala de aula virtual, esse problema inexiste. Isso porque o material está todo localizado em nuvem, o que facilita o acesso do estudante em qualquer lugar e quando quiser, bastando ter acesso à internet.

Dessa forma, não é preciso alterar a sua rotina de trabalho, mudar de cidade ou outras obrigações para poder aprender.

Interessante custo-benefício

O custo-benefício é outra vantagem da sala de aula virtual. Isso vale tanto para a instituição de ensino quanto para o estudante.

Os cursos oferecidos em ensino a distância são bem mais baratos, uma vez que não exigem investimento em infraestrutura comparado ao ensino presencial. Sem contar que, por ter a possibilidade de ser oferecido em massa, é possível distribuir os custos para vários estudantes.

Por conta disso e de outros fatores, o valor da mensalidade para o estudante é bastante acessível. Além disso, não é preciso arcar com despesas de transporte, vestuário e alimentação, custos que fazem uma grande diferença no orçamento.

Mais conteúdo ao alcance do estudante

Numa biblioteca física de uma instituição de modalidade de ensino presencial, a quantidade de livros a serem armazenados é bastante limitada. Nesse sentido, é comum alguns estudantes terem dificuldades de encontrar aquelas obras interessantes para o seu desenvolvimento no conhecimento.

Esse contexto não faz sentido na sala de aula virtual. Sendo formada por diversos áudios, vídeos, textos digitalizados e outros suportes, oferece-se mais conteúdo ao alcance do estudante. Assim, é possível explorar um universo muito maior de informações, deixando o processo de aprendizado mais rico e dinâmico.

Essas foram algumas informações sobre a sala de aula virtual. É importante que, para se alcançar sucesso em um curso a distância, o estudante adote uma postura mais proativa. Mesmo contando com o suporte da plataforma online, ele precisa gerenciar o seu próprio tempo e adotar as melhores metodologias de estudo para aprender mais e melhor.

Quer conhecer uma plataforma de ensino a distância? Entre em contato com a 2be Live. Trata-se de uma startup americana, com vasta experiência na área de tecnologia da educação, que oferece solução para comunicação online entre profissionais, professores e escolas.

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados