Escolha uma Página
Tendências Tecnologia EAD

Quais são as principais tendências de tecnologia EAD?

É inegável que estamos vivendo uma verdadeira revolução nos métodos de ensino, o que nos traz diversas tendências de tecnologias EAD (Ensino a Distância). Tanto por conta das mudanças nos padrões de consumo de conteúdo, quanto pelo expressivo aumento na demanda, há uma crescente necessidade por recursos mais eficazes.

A procura por soluções de Ensino a Distância aumentou consideravelmente nos últimos anos. Desde o seu surgimento no Brasil, os seus números só subiram, o que refletiu um aumento de 17% de 2017 para 2018. Ou seja, o EAD já era uma promessa crescente antes mesmo da pandemia que assolou o Brasil no ano de 2020.

A previsão é que a procura por esse tipo de ensino aumente ainda mais para os próximos anos. Por isso, continue a leitura deste texto para saber mais sobre quais são as principais tendências de tecnologias EAD e acompanhar essas grandes mudanças.

Qual é o panorama atual das tecnologias EAD no Brasil?

O Brasil teve um aumento considerável no número de matrículas no Ensino a Distância desde o ano em que começou a sua aplicação. Esse fato se deve, em grande parte, à maior flexibilidade desse tipo de ensino, ao permitir preços melhores e horários mais acessíveis. Por isso, tem-se percebido a necessidade de melhorar cada vez mais a qualidade desses serviços.

Além disso, mesmo o ensino presencial tem incorporado elementos de tecnologias EAD para melhorar a qualidade do material didático. Ou seja, elas são de extrema importância para enfrentar os desafios da educação contemporânea, pois criam soluções a fim de facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho dos alunos.

Quais são as tendências das tecnologias EAD?

A tecnologia está intimamente ligada à educação. Por isso, em vista de todos os avanços tecnológicos no campo do ensino virtual, algumas tendências são mais fortes ao otimizar o ensino e a absorção de conhecimento. Vamos conhecer algumas delas.

Mobile learning

O acesso à internet por meio de aparelhos celulares já ultrapassou em muito o uso de computadores. Por isso, é preciso criar soluções interativas que sejam adaptadas e responsivas para esses dispositivos. Ambientes virtuais de ensino que visam a utilização mobile, portanto, são uma grande tendência para os próximos anos.

Jogos digitais

Jogos digitais são muito atrativos e têm o potencial de tornar o estudo muito mais divertido e excitante. Além disso, eles criam um ambiente de competitividade, seja ao definir metas pessoais para cada aluno ou ao incentivar a interação entre eles em uma plataforma virtual. É uma excelente forma de criar desafios, cooperação e competição que tornarão o estudo muito mais atrativo.

Realidade Virtual (RV)

A Realidade Virtual é capaz de transformar diversos assuntos em experiências únicas. Com ela, é possível aproximar o aluno do conteúdo estudado e criar curiosidade ao permitir o uso de equipamentos que o transportarão para uma ambientação lúdica. É possível fazer viagens, visualizar maquetes em 3D e muito mais. Trata-se de uma tendência muito poderosa em relação às tecnologias EAD.

Com as milhares de possibilidades criadas pelo uso da tecnologia, existem muitas outras tendências e oportunidades para o aprendizado por EAD. Hoje, é possível criar ambientes de estudo com muitas possibilidades e interações que dificilmente se tornarão repetitivas ou cansativas. Assim, investir em tecnologias EAD é o futuro para qualquer instituição de ensino que queira se reinventar e acompanhar as novas necessidades do mercado.

Agora que você já sabe mais sobre as principais tendências de tecnologia EAD, qual é a sua favorita? Deixe um comentário para nós!

Compartilhe:

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados